Plano diretor participativo

05/12/2017 Plano diretor participativo

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

O Município de Douradoquara MG participa da elaboração e implantação do Plano Diretor.

Plano Diretor, O que é?

O plano Diretor é uma lei municipal que deve ser elaborada com a participação ativa da sociedade.

Organiza e disciplina os diferentes usos da área rural e urbana do território municipal e planeja o futuro da cidade com a participação de todos.

Preocupada com o futuro do município, a Prefeitura Municipal de Douradoquara MG está elaborando e implantando o Plano Diretor Municipal Participativo

O processo de transformação do país tem inicio com o fortalecimento dos municípios.
É neste contexto que o plano diretor que ganha importância, concebido
como instrumento que norteará a política de desenvolvimento na esfera municipal.

No entanto, esta missão não é exclusiva do prefeito. Todos aqueles que influenciam a realidade local devem contribuir para o desenvolvimento do município. O plano diretor, desse modo, precisa ser construído através de um processo que promova um pacto em torno de propostas que representem os anseios da sociedade.

Estatuto da Cidade

A Lei Federal 10.257/2001 mais conhecida como Estatuto das Cidades é a regulamentação dos artigos
182 e 183 da constituição federal e estabelece parâmetros e diretrizes da política e gestão urbana no Brasil.
O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.

Objetivos do Plano Diretor:

O Plano Diretor tem como objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania, gestão democrática da cidade.

Funções do Plano Diretor:

1.  Garantir o atendimento das necessidades da cidade

2.  Garantir uma melhor qualidade de vida na cidade

3.  Preservar e restaurar os sistemas ambientais

4.  Promover a regularização fundiária

5.  Consolidar os princípios da reforma urbana

Articulação do Plano Diretor:

O Plano Diretor deve articular com outros instrumentos de planejamento como a Agenda 21, Conferência das Cidades, Planos de bacias hidrográficas, planos de preservação do patrimônio cultural e outros planos de desenvolvimento sustentáveis.

Quem participa do Plano Diretor?

Todos os cidadãos. O processo de elaboração do plano diretor deve ser conduzido pelo poder executivo, articulado com o poder legislativo e sociedade civil. A participação da população deve ser estimulada para que o Plano Diretor corresponda à realidade e expectativas quanto ao futuro.

Participe conosco, traga suas dúvidas, sugestões ou elogios.