Prefeitura incia o trabalho de Coleta Seletiva através do projeto PRICOS.

19/04/2017 Prefeitura incia o trabalho de Coleta Seletiva através do projeto PRICOS.

A coleta Seletiva já está sendo desenvolvida no Município. Primeiramente será realizado em área urbana, tendo como piloto a Avenida Antônio Davi Ramos, onde posteriormente será ampliado em toda área urbana e futuramente em todo o Município de Douradoquara. Será feito trabalhos e reuniões com a população para uma melhor abordagem do tema e uma melhor conscientização quanto a separação e destinação final de cada tipo de resíduo gerado na cidade.

A coleta seletiva visa a separação dos resíduos domiciliares e comerciais, tais como: papéis, plásticos, vidros e metais, que devem ser separados em um saco no local onde é gerado, pelo indivíduo que o gerou, e posteriormente coletados pelo departamento de limpeza pública da prefeitura, onde a partir daí serão armazenados e encaminhados para locais adequados que irão reaproveitar cada um destes resíduos. Já restos de comida como cascas de frutas e legumes, pó de café, migalhas de pão e biscoito, dentre outros, assim como folhas e galhos vegetais, restos de poda e jardinagem, serragem de madeira, papel de jornal, dentre outro, também devem ser separados e colocados em outra sacola, para a posterior coleta e reutilizados na compostagem (processo biológico que transforma matéria orgânica em adubo orgânico) e logo em seguida reutilizado para adubação fornecida a produtores rurais e hortas comunitárias. Com a coleta seletiva o município, a população e o meio ambiente só tem a ganhar, pois diminuindo a poluição do solo e da água conseguentimente garantirá também uma melhor e mais sadia qualidade de vida, além de diminuir gastos na saúde e garantir renda aos catadores.